top of page

Qual cabeceira escolher

Para complementar a decoração do quarto a dica é apostar em pontos de luz. Isso pode ser feito, por exemplo, com um abajur, luminária de chão ou uma luminária sobre a cama.

Além de deixar o espaço mais aconchegante, a combinação de luz e cabeceira valoriza a decoração. Se você tiver espaço na parede, finalize com um quadro ou porta retrato sobre a cama.Apesar de muitas pessoas preferirem não adquirir esse acessório, encostando a cama diretamente na parede, é preciso saber que o móvel não tem apenas função estética. Ele também é funcional, proporcionando conforto, proteção e segurança, tanto para as pessoas quanto para o próprio colchão e a durabilidade da tinta na parede.

Se você ainda não sabe como escolher cabeceira de cama, este artigo é ideal para você. Além de diferenciar os modelos, você aprenderá qual é o tipo mais indicado com base na metragem do seu quarto.

Para que serve a cabeceira de cama? Além, é claro, de contribuir com a decoração do quarto, ela serve para:

· Proteger a parede atrás da cama contra manchas, impactos e riscos;

· Evitar que o colchão tenha contato com a umidade e/ou sujeira da parede;

· Amortecer batidas contra a parede;

· Servir de encosto para as pessoas;

· Aumentar o conforto e a sensação térmica da cama.

Tipos de cabeceira

Os modelos mais comuns são os de madeira e os estofados.

A cabeceira de madeira é uma opção mais tradicional, podendo ser encontrada nas opções de MDF, MDP ou madeira maciça. Essa opção combina, por exemplo, com uma decoração rústica e com móveis de madeira.

Por outro lado, a cabeceira estofada de suede ou veludo é um tipo mais moderno que surgiu para acompanhar as inovações nos modelos de cama box. Diferente das cabeceiras de madeira, o modelo estofado tem a vantagem do conforto e são mais indicadas para quem gosta de sentar na cama e ficar encostado.

Há diferentes tipos de cabeceiras estofadas. Por exemplo, os modelos lisos, que combinam com uma decoração mais básica, ou os que possuem riscos ou linhas, perfeitos para um ambiente minimalista. Além desses, o modelo de cabeceira capitonê, que tem um botão bordado, é indicado para espaços modernos e românticos.

As cabeceiras de ferro ajudam criar uma atmosfera diferenciada no quarto de dormir. Práticas e cada vez mais criativas, as cabeceiras permitem alterar a decoração de maneira praticamente instantânea. O melhor é que elas também podem ser trocadas com muita facilidade sendo perfeitas para quem prioriza ambientes versáteis.

O uso dos pallets de madeira é uma escolha cada vez mais popular na hora de decorar os ambientes: por se tratar de um material de reaproveitamento, seu custo é bem baixo, podendo ser encontrado em feiras livres, mercados e estabelecimentos comerciais. A tarefa de instalar um pallet como cabeceira de cama pode ser simples, variando de acordo com o estilo desejado.

A cabeceira adesivada é muito mais prática, porém é aconselhável colocar em parede lisa, ela não protege a parede atrás da cama, mas também é uma forma de baixo de custo.

Hoje em dia o uso do cano de PVC já saiu de dentro da parede para passar água, eles servem para inúmeras coisas e uma dela é virar cabeceira.

Para ser confortável, recomenda-se que a altura da cabeceira de casal seja suficiente para apoiar as costas quando a pessoa estiver sentada na cama

Como escolher o modelo ideal?

Para saber o modelo ideal de cabeceira você deve levar em consideração cinco coisas:

· Tamanho da cama box (cama de solteiro, casal tradicional, queen ou king);

· Comprimento do quarto;

· Altura do pé-direito do quarto (altura do chão ao teto);

· Utilização do quarto;

· Conforto e estética desejados.

Se o quarto for estreito, é importante que a cabeceira não diminuía ainda mais o ambiente. Portanto, o indicado é que a cabeceira cubra todo o comprimento da parede e não seja muito alta, em torno de 30 cm a mais do que a altura da cama.

Outra dica é selecionar uma cabeceira do mesmo tom da parede, caso o quarto seja muito pequeno. Agora, se o quarto tiver um pé-direito alto, a cabeceira comprida e baixa ajuda a dar a sensação de proporção no ambiente.


Cabeceiras de casal estofadas passam a sensação de conforto, deixando o quarto mais aconchegante e a cama mais convidativa, se o espaço for muito alto, o aconselhado é fazer o inverso, optando por uma cabeceira mais curta, porém, mais alta. Em relação às cores, vale a pena apostar em um tom que destaque o ambiente.


Para complementar a decoração do quarto a dica é apostar em pontos de luz. Isso pode ser feito, por exemplo, com um abajur, luminária de chão ou uma luminária sobre a cama.

Além de deixar o espaço mais aconchegante, a combinação de luz e cabeceira valoriza a decoração. Se você tiver espaço na parede, finalize com um quadro ou porta retrato sobre a cama.

Se gostou das informações dá um coraçãozinho na postagem! Bjs e até a próxima.

2 visualizações0 comentário

Opmerkingen


Post: Blog2_Post
bottom of page