Alguns materiais requerem cuidados especiais, outros não precisam quase de manutenção e outros desenvolvem uma cor que fazem com que a superfície se torne mais e mais bonita à medida que envelhecem. Em qualquer caso, as bancadas devem ser resistentes ao calor, aos golpes e a sujeira.
O material da bancada será definido de acordo com seu uso e estilo da cozinha.
AÇO INOX
É pratica impermeável ao calor e as bactérias, o que converte o aço inoxidável em um dos materiais favoritos dos chefes profissionais. E claro é necessário protegê-lo quando for cortar, porque é muito sensível aos riscos. É imprescindível limpar frequentemente as marcas digitais e marcas que ficam na bancada. O custo é bem mais em conta.
GRANITO
O granito oferece a beleza de uma pedra natural em diversas cores e nuances diferentes. É uma das pedras mais duras da terra e é altamente resistente ao calor. Conta com pequenos orifícios que devem ser selados com resina para evitar o depósito de sujeira e microrganismos. Para limpá-lo, é recomendável utilizar água com sabão neutro e depois secar com um pano, não esfregar com palha de aço.
MÁRMORE
O mármore é a pedra mais elegante graças a riqueza de suas cores e desenhos, porém necessita de um tratamento para virar bancada de cozinha, pois é uma pedra porosa e absorve muita água. É altamente resistente ao calor, mas suporta pior que o granito os impactos fortes, o desgaste e ácidos. Limpe sua bancada de mármore com um pano úmido e detergente neutro.
PORCELANATO
Particularmente prefiro trabalhar com ele, pois possui baixíssima absorção de água, o que o torna um material de excelente resistência nas mais diversas situações. Em uma cozinha, em casos de variação de temperatura, por exemplo, este tipo de revestimento cerâmico resiste a panelas recém-saídas do fogo.
A duração do porcelanato é semelhante e em muitos casos até superior do que os materiais naturais, saindo na frente por conta do seu custo-benefício.
QUARTZO OU SILESTONE
São fabricadas a partir de minerais naturais triturados, como o quartzo ou o mármore. Quando se misturam as pedras trituradas com a resina, se obtém um elemento duro e compacto que pode ser modelado para formar tanques. São resistentes ao calor, golpes e arranhões e praticamente não requer cuidados. Devem ser limpas com um pano úmido e pode-se eliminar as manchas com produtos específicos. Por outro lado, é sensível aos produtos químicos, por isso devemos ter cuidado.
MADEIRA
A madeira traz o aconchego para qualquer cozinha. Funciona bem tanto em ambientes rústicos como nos ambientes mais contemporâneos. As bancadas de madeira mais habituais estão feitas de faia, carvalho e nogueira, e para que conserve sua dureza, impermeabilidade e resistência ao calor será necessário trata-las regularmente com produtos específicos. É recomendável usar um elemento protetor para apoiar as panelas ou utensílios muito quentes. Os arranhões podem ser reparados lixando a superfície afetada. Se puder evitar nas áreas molhadas a durabilidade será maior.
Esses são só alguns tipos de materiais, hoje em dia tem até bancada de mdf, é isso mesmo, procure sempre um profissional antes de começar sua obra para fazer um projeto executivo que não vai dar erro.
Querendo saber mais nos envie seu e-mail e entraremos em contato.
#cozinhamoderna #reformadecozinha #bancadaparacozinha #tipodematerialparacozinha #cozinha #VivianOliveiraarquiteta #arquiparavoce #inox #MDF #Granito #Porcelanato #Quartzo #Silestone #MADEIRA #Decoração
Fonte: habitissimo
Comments