top of page

A MAIOR ESTRUTURA DE MADEIRA DO BRASIL EM MLC (MADEIRA LAMINA COLADA)


Em 2015 foi inaugurada uma expansão no Shopping Iguatemi em Fortaleza - CE com um investimento de 360 milhões.



A madeira foi uma solução optada primeiro pela solução estética, trazendo a beleza do material para o local mais frequentado do shopping, atrai as pessoas por ser um material natural e passível de pequenas imperfeições, já que uma peça é completamente diferente da outra. É como se fossem diferentes indivíduos e que juntos formam uma bela estrutura. Além disso, já se sabe no mundo todo que o melhor material pra se vencer grandes vãos internos é a madeira, por ser pelo menos 10 vezes mais leve que o aço e 4 vezes mais leve que o concreto armado. Isso gera menos cargas nas fundações tornando-as mais leves. E com a técnica da Madeira Laminada Colada, podemos teoricamente vencer qualquer tipo de vão, inclusive com curvas. O custo é um fator determinante também pra estruturas plásticas como essa. Só a madeira pode fazer tais curvas num preço razoável.



Foi optada pelos arquitetos americanos da La Guarda Low talvez por estarem mais familiarizados que os nossos arquitetos, já tem em sua cultura de projeto especificar a MLC em diversas obras, sendo assim seria impossível fazer tais curvas com madeira maciça. Pra se ter uma ideia, neste projeto existem peças de seção 20x140cm com 20m de comprimento e curvada nas duas direções. Só com a tecnologia da MLC, que possui lâminas finas que podem ser curvadas e coladas entre si, é que foi possível produzir tais peças. E com a leveza e esbeltez que só a madeira poderia proporcionar.

A estrutura foi toda projetada pra ter peças de no máximo 12m de comprimento assim caberiam em containers fechados pra serem trazidas de navio, do porto de gênova à fortaleza. Isso foi um grande desafio, pois cada corte na estrutura geraria uma ligação posterior com uma chapa metálica, além disso aplicaram duas demãos de stain, um produto hidrorrepelente e com filtro contra raios ultravioleta, todas foram numeradas de acordo com a sua numeração de projeto, pra facilitar a montagem.



A montagem da estrutura foi feita com chapas de aço galvanizado nas ligações das peças de madeira, de espessura variando de 3/16” a 1/4” e utilizaram pinos metálicos e parafusos passantes com porca e arruela. Essas chapas foram projetadas em computador e cortadas e furadas à laser para serem perfeitamente precisas.


A estrutura foi fixada na fundação de concreto através de uma base metálica de aço galvanizado com 20mm de espessura. Essa base possui duas linguetas que entraram nos pilares de madeira e fixadas nos mesmos com pinos metálicos e parafusos passantes. Cada lingueta tem aproximadamente 1m de altura e foram projetadas pra absorver uma porcentagem do momento fletor gerado pela estrutura de madeira. Uma outra característica importante dessa base metálica é que ela eleva a base do pilar a aproximadamente 40cm do chão. Isso é necessário em toda e qualquer estrutura de madeira, pra que ela fique longe da umidade do solo, evitando um possível apodrecimento do pé do pilar.



Assim que os dois primeiros pórticos foram vistoriados e colocados em pé, foram travados com as terças da cobertura, no outro sentido e com os cabos de contraventamento. Funcionaram então como uma “mesa”, com os quatro pés apoiados no chão, dando rigidez para a montagem dos pórticos posteriores. Assim que todos os pórticos estavam montados, houve a fixação das terças e das peças curvas para recebimento da cobertura de policarbonato.



A equipe de montagem foi de 50% brasileira e 50% italiana, contamos com a experiência deles pra montar essa estrutura inédita no Brasil com o mínimo de erro e atrasos. Também haverá um engenheiro nosso e um italiano que acompanhou o processo desde o início trabalhando com as equipes pra fazer a conferência de montagem, outro fator essencial para o sucesso na montagem.


fonte: carpinteira

12 visualizações0 comentário

Komentar


Post: Blog2_Post
bottom of page